quarta-feira, 16 de abril de 2014


Amendoeira 

Prunus dulcis antes classificada como Prunus amygdalus ou Amygdalus com munis), popularmente conhecida como amendoeira,  amêndoa-de-coco, amêndoa-durázio e amêndoa-molar, é uma árvore de folha caduca da família Rosácea.
A semente do seu fruto é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa. Tal como o pessegueiro, pertence ao subgénero Amygdalus. Em Portugal, é frequente na região do Douro e no Algarve.
Apesar de o termo amêndoa se referir ao fruto da amendoeira (Prunus dulcis), usualmente ele também é referido a sua semente, ou mesmo às sementes de outras variedades de amendoeiras. De tais sementes, são extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais e muito utilizados na indústria de cosméticos e na produção do licor marasquino .
A amendoeira é originária das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia, sendo levada, provavelmente, para a Grécia e Norte da África durante a época pré-histórica. Alguns autores, porém, consideram o Norte da África como local de origem desta espécie.


Sem comentários:

Enviar um comentário