terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Coqueiro


O coqueiro é um membro da família Arecaceae.
 É a única espécie classificada no género Cocos.
É uma planta que pode crescer até 30 m de altura, com folhas penadas de 4 a 6 m de comprimento, com Pinas de 60 a 90 cm.
 As folhas caem completamente, deixando o tronco liso.

Origens
As origens desta planta são passíveis de discussão. Enquanto algumas autoridades reclamam o Sudeste Asiático  (região peninsular) como o seu local de origem, outros colocam a sua origem no nordeste da América do Sul.
Á existência de pequenas plantas similares ao coqueiro de mais de 15 milhões de anos.

Como o seu fruto é pouco denso e flutua, a planta é espalhada prontamente pelas correntes marinhas que podem carregar os cocos a distâncias significativas.
 A palmeira do coco prospera em solos arenosos e salinos nas áreas com luz solar abundante e pancadas de chuva regular o que torna a colonização da costa relativamente fácil.
Já foram encontrados cocos transportados pelo mar tão ao norte como na Noruega em estado viável, que germinaram subsequentemente em circunstâncias apropriadas.
Entretanto, nas ilhas do Havai, o coco é considerado como introdução, trazida primeiramente às ilhas há muito tempo por viajantes polinésios de sua terra natal no Sul do Pacífico.
Fruto

Um coco é um fruto seco simples, o termo "coco" foi desenvolvido pelos portugueses no território asiático de Malabar, na viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498).
Em algumas partes do mundo, macacos treinados são usados na colheita do coco. Escolas de treinamentos para macacos ainda existem no sul da Tailândia.
Todos os anos são realizadas competições para identificar o mais rápido colhedor.
A água do coco é doce.


Sem comentários:

Enviar um comentário